Q. 401 Sul Av. Teotônio Segurado, Ed. Gold Star 1º andar, Palmas, Tocantins 77015-550, Brasil

IBGE

Q. 401 Sul Av. Teotônio Segurado, Ed. Gold Star 1º andar, Palmas, Tocantins 77015-550, Brasil

Sobre

A missão do IBGE é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e exercício da cidadania. O órgão oferece uma visão completa e atual do país através de levantamentos geográficos, sociais, demográficos e econômicos.

O IBGE cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem.

Estatísticas da Agropecuária
No âmbito rural, o IBGE têm como núcleo o Censo Agropecuário, que investiga a cada dez anos, a partir dos estabelecimentos agropecuários, a organização fundiária (propriedade e utilização das terras), o perfil de ocupação da mão-de-obra e o nível tecnológico incorporado ao processo produtivo, entre outros temas estruturais de relevância (clique aqui e confira os resultados do último censo no Tocantins). Para o acompanhamento anual do setor, destacam-se outras pesquisas.

Produção Agrícola Municipal – PAM
A PAM destina-se a fornecer informações sobre as áreas plantadas, área destinada à colheita, produção obtida, rendimento médio e valor da produção para 41 produtos agrícolas de culturas temporárias e 35 de culturas permanentes, para os níveis Município, Microrregiões e Mesorregiões Geográficas, Unidades da Federação, Grandes Regiões e Brasil. Essa pesquisa é anual e abrange todo o Território Nacional, com informações em nível de município.

Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA
É uma pesquisa de previsão e acompanhamento das safras agrícolas, que fornece estimativas de área plantada, área colhida, produção e rendimento médio, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, de cada cultura investigada dentro do ano civil. A periodicidade da pesquisa é mensal, desenvolvendo–se de janeiro a dezembro em cada ano civil. O seu âmbito é nacional, abrangendo todas as Unidades da Federação.

Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura – PEVS
Tem por finalidade fornecer informações estatísticas sobre a quantidade e o valor das principais produções obtidas, através do processo de exploração dos recursos florestais naturais, denominado extrativismo vegetal, bem como da exploração de maciços florestais plantados (silvicultura). A área total existente e área colhida de cultivos florestais também são objetos da pesquisa.

A periodicidade da pesquisa é anual. A investigação tem por âmbito todo o Território Nacional, sendo as informações coletadas em nível municipal. Para as quantidades e os preços médios unitários dos produtos investigados, a referência é o ano-base da pesquisa, assim como para a área colhida dos cultivos florestais. Para a área plantada existente, a referência é o dia 31 de dezembro do ano de referência.

Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM
A PPM destina-se a fornecer informações sobre os efetivos das espécies animais e produtos da pecuária, tomando por base a importância econômica que têm em cada município. Os dados são divulgados em nível de Municípios, Microrregiões e Mesorregiões Geográficas, Unidades da Federação, Grandes Regiões e Brasil. A investigação é realizada anualmente e abrange todo o Território Nacional. Os efetivos dos rebanhos têm 31 de dezembro por data de referência, e as produções dizem respeito ao ano de referência da pesquisa.

Produção de Ovos de Galinha – POG
Essa pesquisa objetiva fornecer indicadores da variação da produção física de ovos de galinha, de forma a incorporar, no cálculo do Produto Interno Bruto - PIB, o valor dessa produção. O conhecimento da variação da produção física, em cada período de tempo, permite a comparação intertemporal e interespacial do volume físico e, paralelamente, possibilita uma avaliação socioeconômica deste subsetor da agropecuária. A coleta dos dados é realizada trimestralmente, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados sobre produção de ovos e efetivos dos plantéis são discriminados mês a mês. A coleta é realizada nos meses de abril, julho, outubro e janeiro.

Pesquisa Trimestral do Abate de Animais
A pesquisa sobre abate de animais tem por objetivo assegurar informações estatísticas de natureza conjuntural, sobre a quantidade de animais abatidos e o peso total das carcaças, por espécie animal investigada. As informações produzidas são utilizadas por órgãos públicos e privados, para efeito de acompanhamento, planejamento, tomada de decisões, estudos e análises, bem como constituem elemento integrante das estimativas do Produto Interno Bruto – PIB, realizado pelo IBGE.

A coleta dos dados é realizada trimestralmente, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados sobre número de animais abatidos e peso de carcaça são discriminados mês a mês. A coleta é realizada nos meses de abril, julho, outubro e janeiro. Em face da dinâmica da atividade, o painel da pesquisa é sistematicamente atualizado com inclusões e exclusões de estabelecimentos.

Pesquisa Trimestral do Leite
A Pesquisa Trimestral do Leite tem por objetivo investigar informações sobre o leite fluído cru, enquanto matéria-prima para a produção industrial. As informações produzidas fornecem, aos órgãos do governo e entidades privadas, subsídios para o acompanhamento e a análise da evolução desse setor da atividade econômica. Em particular, destaque-se o seu uso no cálculo do PIB da Agropecuária. A coleta dos dados é realizada trimestralmente, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados sobre a aquisição de leite cru são discriminados mês a mês. A coleta é realizada nos meses de abril, julho, outubro e janeiro.

Pesquisa Trimestral do Couro
A Pesquisa Trimestral do Couro tem por objetivo levantar informações sobre a quantidade de couro cru de bovino adquirida e curtida. As informações produzidas constituem, para os órgãos do governo e entidades privadas, importante referencial para o acompanhamento e análise da evolução do setor coureiro, da bovinocultura, bem como do abate de bovinos realizado no País. A coleta dos dados é realizada trimestralmente, nos meses de abril, julho, outubro e janeiro.

Pesquisa de Estoques
Essa pesquisa tem como objetivo fornecer informações estatísticas conjunturais sobre o volume e distribuição espacial dos estoques de produtos agrícolas armazenáveis básicos, sobre as unidades onde é feita a sua guarda, e acompanhar as modificações das características estruturais do sistema de armazenagem ao longo do tempo. Com periodicidade semestral, o inquérito abrange todo o Território Nacional, reunindo informações para Municípios, Microrregiões e Mesorregiões Geográficas, Unidades da Federação, Grandes Regiões e Brasil. Os dados da pesquisa referem-se às datas de 30 de junho (primeiro semestre) e de 31 de dezembro (segundo semestre) do ano sob investigação.

- Confira os resultados dessas pesquisas aqui.

- Para mais informações sobre estatísticas agropecuárias no Tocantins entre em contato:

Chefe do IBGE/TO e supervisor das Pesquisas Agropecuárias
João Francisco Severo dos Santos
joao.s.santos@ibge.gov.br

Agente de Pesquisa e Mapeamento
Danuza Costa Leite
danuza.leite@ibge.gov.br
(63) 98450-6251

Horas

Fechado Agora
Domingo: Fechado
Segunda-feira: 08:00 - 17:00
Terça-feira: 08:00 - 17:00
Quarta-feira: 08:00 - 17:00
Quinta-feira: 08:00 - 17:00
Sexta-feira: 08:00 - 17:00
Sábado: Fechado

Localização

Q. 401 Sul Av. Teotônio Segurado, Ed. Gold Star 1º andar, Palmas, Tocantins 77015-550, Brasil
Obter direções

maio 26, 2020
IBGE/TO participa de Feira Agrotecnológica e apresenta estatísticas agropecuárias
IBGE/TO participa de Feira Agrotecnológica e apresenta estatísticas agropecuárias

Durante a Agrotins, o IBGE divulga dados e informações de pesquisas agropecuárias.