32181370 (63)
Praça dos Girassóis, s/n 77001-036, Brasil

CULTURA

32181370 (63)
Praça dos Girassóis, s/n 77001-036, Brasil

Sobre

Missão: Planejar e articular ações sistematizadas voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas,subsidiar a formulação de políticas culturais,que valorize a concepção tridimensional da cultura.

A Superintendência do Desenvolvimento da Cultura possui duas gerências:

 

Gerência de Fomento e Promoção da Cultura

 

Compete ao Gerente de Fomento e Promoção da Cultura planejar a promoção do desenvolvimento das atividades artísticas e culturais no Estado, desenvolver o intercâmbio cultural entre os municípios e o Estado.

Planejar, elaborar programas e projetos de fomento e incentivo à cultura fomentar e incentivar a promoção das atividades dos setores criativos; executar programas prospectem a produção artística e cultural do Estado.

Promover chamamentos e editais públicos em nível estadual, para acesso a recursos financeiros que atendam todas as linguagens dos setores criativos, incentivando a elaboração e criação de produtos culturais, e também publicação de edital contratação de consultores, técnicos e avaliadores de projetos culturais. Avaliar e aprovar os projetos culturais que receberão investimento público para a sua realização, de acordo com os objetivos da Agência, acompanhar e fiscalizar a execução dos projetos culturais aprovados.

Promover um programa de formação artística e cultural itinerante nos municípios do Estado.

Executar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas pelo Diretor de Desenvolvimento da Cultura.

 

Gerência de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural

 

Compete ao Gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural planejar, elaborar e executar políticas e ações de preservação, reconhecimento e valorização do patrimônio cultural, articular com órgãos e instituições para preservar e valorizar o patrimônio material e imaterial do Estado do Tocantins.

Apoiar e propor formas de financiamento e incentivos à conservação do patrimônio cultural, planejar e realizar as ações de identificação, mapeamento, proteção e valorização do patrimônio cultural, organizar e manter atualizados os instrumentos legais e urbanísticos de preservação, realizar, apoiar e divulgar pesquisas e informações referentes à memória, formação histórica, social e cultural do Estado.

Fomentar a participação social na identificação, preservação, proteção e valorização do patrimônio histórico e cultural, elaborar e executar programas, projetos, convênios, cooperação técnica e parcerias visando o desenvolvimento de projetos e a educação patrimonial, para o reconhecimento, divulgação e valorização do patrimônio histórico e cultural.

Promover chamamentos e editais públicos pertinentes ao desenvolvimento de atividades do patrimônio cultural material e imaterial.

Realizar assistência as unidades culturais Museus e Memorial sob a administração desta Agencia. Prestar assessoria, promover seminários, treinamentos e orientar ações gestores municipais quanto a gestão do Patrimônio Cultural em nível municipal.

 

 

Calendário Cultural

Calendário 2020

Horas

Fechado Agora
Domingo: Fechado
Segunda-feira: 08:00 - 14:00
Terça-feira: 08:00 - 14:00
Quarta-feira: 08:00 - 14:00
Quinta-feira: 08:00 - 14:00
Sexta-feira: 08:00 - 14:00
Sábado: Fechado

Localização

Praça dos Girassóis, s/n 77001-036, Brasil
Obter direções