Agrotins 2019 apresenta vantagens econômicas da pecuária de precisão

11/05/2019 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O incentivo ao uso de novas tecnologias na pecuária foi intensificado na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), no Simpósio Pecuária Dinâmica Precisão no Ciclo Completo direcionado a pecuaristas e alunos de escolas agrícolas, realizado na tarde dessa sexta-feira, 10. A Agrotins 2019, que teve início na última terça-feira, 7,  tem encerramento neste sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Na programação, ministrada no Painel 1, foram abordados assuntos como a recuperação e reforma de pastagens degradadas, pecuária de precisão: como elevar a produtividade e rentabilidade na recria e terminação à pasto, fatores que influenciam diretamente os resultados na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), segredos nos manejos de bezerros e nutrição eficiente no período das secas.

No Painel 2, foram debatidos temas como a eficiência no sistema de produção, precisão no manejo da pastagem para maximizar a produção pecuária, solução Nurfam para controle de plantas invasoras, nutrição eficiente e desafios e oportunidade no agronegócio.

Precisão

Segundo o palestrante, Alexandre Gasparin, a pecuária de precisão é uma ferramenta altamente tecnológica que busca o levantamento da produtividade nas arrobas e quilos de leite por hectare. “Uma fazenda convencional produz 3 a 4 arrobas por hectare e com o uso da pecuária de precisão poderia alcançar 30 a 40 arrobas na mesma área”, garantiu.

De acordo com a médica veterinária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Érika Jardim, eventos como esses reforçam as potencialidades da pecuária tocantinense. “É importante essa parceria para incentivar as inovações tecnológicas para melhoria e qualidade do rebanho bovino”, destacou.