Notícias

Secretaria organiza o Tilápiatins para Agrotins 2019

29/03/2019 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura(Seagro) organiza o Tilápiatins para ser realizado na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2019). A feira acontece de 7 a 11 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas. O I encontro da cadeia produtiva da tilápia no Tocantins ocorrerá no dia 8 de maio, no auditório do Portal da Aquicultura e da Pesca Esportiva.

Para o zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo, a produção de tilápia é a cadeia mais consolidada no mercado nacional, tendo um pacote tecnológico, desde a produção de alevinos até a sua comercialização. “E aqui no Tocantins, temos um amplo potencial de produção de pescado nos nossos reservatórios, tanto federais quanto estaduais”, argumentou.

 O presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, que ministrará a palestra sobre o “Mercado da Tilápia no Brasil e no Mundo” explica que, em 2018, a produção geral de peixe cresceu 4,5%, enquanto o da tilápia cresceu em torno de 11%. “O Tocantins tem potencial atrativo para essa produção, pois possui as condições climáticas e hídricas favoráveis, no sentido de tornar uma atividade lucrativa na economia tocantinense”, disse.   

O evento é voltado para empresários, gestores municipais, técnicos, agentes financeiros, investidores e piscicultores.

Tilápia

A Tilápia é a espécie de peixe mais produzido no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2017, mostram que a espécie de peixe responde por 58,4% do total da piscicultura nacional.

Agrotins

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário. Mais informações sobre a Feira no site www.agrotins.to.gov.br