Notícias

Vitrine da carne na Agrotins apresenta cortes especiais de carne de ovinos e bovinos

25/06/2018 - Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins,

Nesta Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018), que acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, são apresentadas algumas novidades, como a vitrine da carne e a cozinha show, onde estão sendo realizados, por diversos chefs da culinária tocantinense, pratos típicos com produtos e temperos da região. Nesta quarta-feira, 9, houve demonstração de cortes finos de carnes de ovinos e bovinos e desenvolvimento de receitas.

O chef de cozinha e especialista em cortes de carne, Oscar Terezan, fez cortes em uma carcaça de cordeiro, apresentando, ao público, o passo a passo para obter uma carne com mais maciez. Na demonstração, foram retirados por ordem: pernil, paleta, vazio, costela com fraldinha, lombo com contrafilé, pescoço e rabo. Ele ensinou ainda como realizar cortes na carne para o preparo do carré. “A carne do cordeiro possui uma maciez natural e de fácil corte, porém se ele acontecer de forma errada a carne fica como uma bucha”, disse Oscar, acrescentando que uma das qualidades da carne de cordeiro é a absorção do tempero e o cheiro que ela exala após a montagem de pratos.

Após os cortes na carne do cordeiro, a chef de cozinha, Rute Almeida desenvolveu uma receita de carré de cordeiro com acompanhamento de purê de banana da terra, farofinha de castanha-do-pará e baru e cobertura de queijo com hortelã, utilizando óleo de coco babaçu. “Estamos utilizando a carne do cordeiro em um prato saboroso e fácil de fazer, valorizando o que ela tem de melhor que é a maciez”, disse Rute.

Quem também fez uma demonstração de cortes em carne de bovino foi o churrasqueiro, Flávio Silveira, que se diz um apaixonado por cortes diferentes. “Especializei-me em cortes apenas por hobby, pois gosto de aprofundar os mais diferentes tipos existentes, e no Tocantins, já temos carnes com muitas qualidades, isso, graças ao manejo que começa lá no campo e perpassa por toda cadeia até chegar aos consumidores, o que possibilita a gente fazer cortes que se tornarão pratos muito saborosos”, disse Flávio.

A vitrine da carne e a cozinha show terão demonstrações todos os dias nos períodos matutinos e vespertinos.