Notícias

Agrotins 2018 é aberta oficialmente com expectativa de alcançar R$ 700 milhões em negócios

25/06/2018 - Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins

Com foco no desenvolvimento agroindustrial do Tocantins, o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, abriu oficialmente nesta terça-feira, 8, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018) com a expectativa de alcançar R$ 700 milhões de reais em negócios e receber 130 mil visitantes durante os cinco dias do evento.

A Agrotins é a maior evento de agronegócio da região Norte do Brasil e também o maior em negócios do Tocantins. Este ano, a Feira traz como tema: Agroindústria Sustentável, com o objetivo de alavancar o processo de industrialização aproveitando o potencial do setor agropecuário tocantinense.

Na abertura da Feira, o Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Tiago Pereira Dourado destacou a capacidade produtiva agropecuária do Tocantins apresentando dados sobre produção de grãos, fruticultura e pecuária, onde segundo ele, existem ainda 5,2 milhões de hectares de áreas a serem exploradas de maneira legal.

Tiago Dourado frisou que para chegar ao processo de agroindustrialização sustentável do Tocantins é preciso tomar algumas medidas fundamentais como: “agregar valor à produção primaria agrícola, promover o desenvolvimento regionais, gerar riquezas e renda, aumentar os ganhos de produtividade, minimizar os impactos ambientais e sociais e buscar novos mercados de resíduos daquilo que se produz”, pontuou o secretário.

O Superintende Federal da Agricultura no Tocantins, Rodrigo Guerra, disse que é preciso melhorar o processo tecnológico de produção para diminuir e aumentar os ganhos para os produtores rurais. “Precisamos juntar todos os segmentos envolvidos no agronegócio e na indústria para encontrarmos caminhos para a industrialização do Tocantins”, disse ele, acrescentado que as iniciativas já existentes no estado provam que a agroindustrialização é uma saída para o crescimento econômico.

Mostrando na prática como é possível apostar e ter sucesso na agroindústria, o diretor-presidente da Cooperativa Frísia, Renato João de Castro contou ao público, a história de sucesso da Cooperativa, fundada em 1925, no estado do Paraná. Atualmente conta com 836 associados e há três anos se instalou no Tocantins onde conta com 29 sócios. “Iniciamos com a industrialização de leite, e hoje atuamos em diversos outros segmentos do agronegócio, como soja, milho, forragem e pesquisa, assistência técnica, armazenagem, comercialização, entre outros.

O cenário da agroindústria também foi apresentado pelo presidente da Aprosoja, Maurício Bufon, o superintendente do Sebrae Omar Henneman, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação (FAPTO), Márcio da Silveira, o vice-presidente da Fieto, Emilson Vieira.

O evento de abertura foi encerrado com a apresentação de uma palestra sobre Agropecuária Sustentável, proferida pelo palestrante, André Sorio, que apresentou projetos sustentáveis de empresas que estão gerando lucros no setor agropecuário.

A Agrotins 2018

A Agrotins 2018 conta com 650 expositores. Capacitação para cerca de 20 mil pessoas distribuídos em mais de 300 cursos. Serão lançadas durante a feira mais de 40 inovações.