Segurança Alimentar & Nutricional


O Governo do Estado por meio da gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social ( Setas) realiza ações e projetos com o objetivo de promover uma alimentação adequada com qualidade e quantidade suficiente para a população tocantinense mais vulnerável.

O foco é ensinar práticas simples que favorecem uma alimentação saudável e acessível. A base das receitas são os produtos abundantes no cerrado tocantinense e as plantas alimentícias não convencionais, devido ao seu alto valor nutricional e baixo custo.

O público alvo das ações são os inscritos no Cadastro Único e os beneficiários de programas sociais em situação de pobreza e extrema pobreza.

Com as oficinas oferecidas pela Setas os participantes podem gerar renda e o sustento familiar com o aproveitamento integral dos alimentos, panificação e a produção de inúmeras receitas saborosas, nutritivas e baratas.

As oficinas oferecem, ainda, a capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para incentivar a higiene e diminuir o índice de doenças originadas por intoxicação alimentar.

A matéria-prima das receitas é usadas em sua totalidade, aproveitando as cascas, sementes, miolo, talos e folhas o que aumenta o valor nutritivo dos preparos, evita o desperdício e a geração de lixo.

Nos meses de Outubro e Novembro de 2019 foram capacitadas mais de 300 famílias em diversos municípios do Estado.

Curso de Educação Alimentar e Nutricional

As oficinas são compostas por aulas teóricas e práticas, em 20 horas de curso. Confira todo aprendizado nesta apostila disponível no link ( apostila e livro de receitas do curso de educação alimentar e nutricional ) com todas as orientações no momento de manusear os alimentos e o passo a passo de receitas doces e salgadas, como:   bobó de frango enriquecido, croquete de mamão verde, farofa da casca de banana, moqueca de jaca verde, torta de talos e folhas, quibe de abóbora, pastelão de mandioca, bolo de casca de mamâo, bolo de laranja com casca, cocada de entrecasca da melancia, geleia de manga com maracujá, brigadeiro de mandioca, entre outras receitas deliciosas e com alto valor nutritivo.  

Parceiro Pavilhão