Governo do Tocantins realiza treinamento de brigadistas no Parque Estadual do Cantão com aeronave

Simultânea à 21ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2021, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Centro de Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) realiza o preparo da brigada de unidades de conservação e ações de prevenção a incêndios florestais, que podem ocorrer durante o período crítico de estiagem. Nesta semana, nos dias 13 e 14 foi realizado o treinamento dos brigadistas com aeronave e o manejo do fogo no Parque Estadual do Cantão.

O Parque Estadual do Cantão foi duramente atingido com os incêndios florestais no ano de 2020. Neste mesmo ano, a brigada do Naturatins contou com os esforços do Ciopaer no combate, todavia viram a necessidade de realizar os trabalhos previamente para minimizar os riscos de incêndios em áreas de difícil acesso no Parque.

Para além do treinamento com os brigadistas que foram capacitados acerca dos protocolos de segurança nas ações com o uso da aeronave, incluindo embarque e desembarque com os equipamentos de enfrentamento aos incêndios, como sopradores e bombas costais. O Naturatins juntamente com o Ciopaer realizaram queimas prescritas em áreas com grande quantidade de biomassa e em que o acesso se dá somente por aeronave ou barco, sendo a segunda opção extremamente morosa quando se trata de incêndios.

O diretor de Biodiversidade e Unidades Protegidas, Warley Rodrigues destaca a importância da ação conjunta e o aprendizado que é conquistado ano a ano, tornando as equipes cada vez mais preparadas e estratégicas nas ações de combate e prevenção. “Cada vez que a gente vem aqui é um novo aprendizado, o ano passado foi com combate, agora, o aprendizado é com queimas prescritas e com isso vamos criando estruturas para que a gente possa usar no combate. Então isso tem um valor muito grande no manejo da Unidade sobre os incêndios”.

O diretor reforça que a cada ano há um novo acontecimento, mas consequentemente por causa dos treinamentos, eles também estão mais experientes. “A cada ano tem uma novidade em relação às mudanças climáticas, sempre vem novos acontecimentos, mas a cada ano que passa, a cada ação que a gente desenvolve a gente adquire mais experiência. Isso é muito bom também para os brigadistas, porque eles tiveram uma experiência em combate e agora tendo a experiência na utilização da aeronave para as queimas prescritas, para gente criar os bolsões e fazer os mosaicos dentro dessa área que é crítica aqui no Parque que é o ponto norte que já está degradada há 20 anos”.

O comandante da operação, Gustavo Bolentini ressalta que com o apoio do Ciopaer é possível expandir as ações de prevenção já realizadas pelo Naturatins. “Nós do Ciopaer estamos muito felizes por participar dessa ação preventiva. No ano passado trabalhamos exaustivamente no combate ao incêndio. O Naturatins, a gente sabe que já faz alguns anos que realiza esse trabalho preventivo, mas agora com aeronave a gente está conseguindo atingir áreas muito mais distantes e com toda certeza esse trabalho preventivo vai ser muito mais eficaz.

O brigadista do Parque, Orismar Belém da Silva está há seis anos trabalhando como brigadista do Naturatins e relata o quão difícil é o trabalho de um brigadista, porém com os treinamentos e com uma estrutura melhor eles conseguem executar o trabalho deles com mais segurança. “O combate ao fogo em si é totalmente difícil, ele é uma coisa assim que raramente você consegue combater ele. Porque o fogo a gente só combate com fogo. Então tem lugares que a gente não vai conseguir tacar o contra fogo para poder apagar ele, porque não conseguimos chegar até eles para fazer os aceiros e é com os aceiros que a gente faz a prevenção, para a gente não correr perigo também. Então o fogo em si é muito difícil de combater”.

“Hoje, graças a Deus, a gente já tem equipamentos bem melhores. Então está bem melhor, bem mais fácil de trabalhar, porque antes era bem mais difícil, a gente quase não tinha equipamentos. Agora não, a gente já tem bastante equipamentos, como sopradores, maquininhas, com motosserras novas. E com a aeronave, eu creio que ajuda muito a gente, porque começando agora, mais cedo, quando for agosto e setembro que é os meses mais quentes, onde a gente já fez aceiros, que são os lugares mais perigosos, o fogo não vai vir com tanta força então a gente consegue neutralizar ele mais fácil. Então agora a gente tem muita coisa, está bem melhor” afirmou o brigadista Orismar Belém.

Além das ações preventivas, na operação também foi realizado o mapeamento e reconhecimento das áreas de pouso para o helicóptero, caso seja necessário o combate a incêndios em áreas de difícil acesso. Com esse trabalho o diretor Warley Rodrigues acredita na assertividade da ação. “Vai ser um trabalho mais assertivo, porque a gente já tem as áreas planejadas. A gente verificou nessa oportunidade as áreas que foram incendiadas o ano passado, mapeamos alguns pontos mais críticos, mas a gente acredita que nesse ano não iremos utilizar esses pontos. Mas a partir do ano que vem, essa área que teve incêndio em 2020, em 2022 ela irá precisar de manejo, e a gente já vai ter essa estrutura já previamente pronta”, acrescentou.

Aeronave

A aeronave utilizada nessas operações foi um helicóptero esquilo, um B3 plus, que dispõe de 870 cavalos de potência na decolagem. A aeronave comporta até 6 pessoas, um piloto e mais 5 passageiros. Mas segundo o comandante Bolentini, em casos de operações de segurança pública sempre é transportado um piloto, um copiloto e um operador aerotático. Em operações como as realizadas no Parque, que são muito específicas e os pousos são em locais restritos, sempre sobram 3 assentos disponíveis para o transporte dos brigadistas.

Noticias Parceiro Pavilhão