 - Copia.png)
.png)
Para retirar a vacinação contra a febre aftosa, o Tocantins terá que cumprir uma série de recomendações previstas no Plano Estratégico de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), uma delas foi estabelecer a obrigatoriedade de cadastro de veículos e condutores para comprovar a rastreabilidade de trânsito animal interestadual e intraestadual. O prazo para o cadastro iniciou dia 11 de maio e segue até 1° de setembro de 2021.
As normas abrangem todos os transportadores de carga viva, oriundos de propriedade rural ou estabelecimento. É preciso ficar atento, pois somente será autorizado a emissão da Guia de Trânsito Animal mediante o cadastramento, pois nela constará, obrigatoriamente, os dados do transportador e do veículo.”, afirma a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Animal da Adapec, Laudicéia Teles.
A adoção do cadastramento de transportadores é respaldada pela Instrução Normativa n.º 48/2020 que aprovou as diretrizes gerais para o PNEFA.
Cadastro
O cadastro é gratuito e poderá ser realizado em um dos escritórios da instituição, presente nos 139 municípios do Estado. É necessário apresentar CPF, comprovante de residência e carteira de motorista, bem como do veículo transportador.
Para evitar aglomerações, a Adapec alerta que os transportadores não deixem para última hora. Foi concedido um prazo de 120 dias para que todos possam fazer com calma, sem transtornos. Qualquer dúvida, o interessado poderá entrar em contato pelo 0800 063 11 22, em horário comercial das 8h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira.