Colégio Estadual São José ganha referência com as atividades do Ciências do Campo

O projeto de Ciências do Campo, desenvolvido pelo Colégio Estadual São José de Palmas, teve início em 2016, quando a equipe da escola resolveu aproveitar uma área que não estava sendo utilizada. Primeiro veio a horta escolar e, depois, teve início o plantio de milho, de mandioca e feijão. O projeto está sendo realizado com êxito e, desde então, 15 alunos da escola, que antes não tiveram contatos com a terra e nem com atividades da agricultura, encontraram inspiração para cursar Agronomia.

Os estudantes participam desde os processos de preparação do terreno, adubação, plantio, desenvolvimento das plantas e da colheita. O professor Bonfim dos Reis Ferreira dos Santos explicou que, por meio do plantio, os alunos aprendem na prática conteúdos de Matemática, com a medição do terreno cultivado e o volume da produção; em Língua Portuguesa, os estudantes produzem artigos e comentários sobre as observações do desenvolvimento do plantio. Também aprendem conteúdos de Química, com a utilização de adubos e elementos químicos para melhorar a qualidade da terra e os conteúdos de Biologia, acompanhando as etapas de desenvolvimento das plantas e os processos de polinização. “É um projeto que ajuda os estudantes a terem uma compreensão maior sobre as ciências”, frisou Bonfim.

Atualmente, com as aulas sendo realizadas de forma remota, por causa da pandemia, são gravadas videoaulas no local do plantio e compartilhadas com os alunos. Também acontece, de forma virtual, conversas e estudos sobre o desenvolvimento das plantas.

Já os produtos colhidos são destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e o excedente é direcionado a servidores ou para a comunidade escolar.

O projeto Ciências no Campo permitiu que a escola realizasse experimentos de diversos plantios e promovesse uma interação entre os demais professores e servidores. A escola conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Palmas.

O estudante do 2º ano do ensino médio, Arthur Michel Ferreira de Castro, foi à escola conhecer o projeto Ciências do Campo. “Com essa plantação, poderemos aprender muitas coisas, o cuidado com a terra, as etapas da produção, a comercialização, os investimentos na área do agronegócio, entre outros assuntos. E alguns alunos podem vir à escola para observar melhor como está acontecendo o desenvolvimento do milho e do feijão”, frisou o estudante.