Agrotins terá mais de cinquenta palestras abertas gratuitamente ao público visitante


Seguindo a agenda de preparativos para o início da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), confirmou mais de 50 palestras que serão ofertadas gratuitamente ao público visitante durante toda a feira. A Agrotins acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
Para ter acesso às palestras o público visitante poderá se inscrever no local. Segundo Lecine Paniago, da Diretoria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, da Seagro, “todas as palestras estarão disponíveis ao público gratuitamente. Os participantes poderão fazer a inscrição no local, minutos antes do início de cada palestra. Lembramos aos interessados que se inscreverem para assistir as palestras que todos receberão certificados de participação”, explica.
Ainda de acordo com Lecine Paniago, a programação de todas as palestras bem como os demais eventos que serão ofertados durante a feira, estará disponível a partir do dia 01 de maio, no site oficial da Agrotins pelo link  www.agrotins.to.gov.br e também nos sites da Seagro, Governo do Estado e nas redes sociais do evento.
“A listagem das palestras ofertadas ficará disponível 10 dias antes do início da feira para que os visitantes, expositores e participantes de outras cidades possam escolher com tranquilidade e se organizar para aproveitar ao máximo tudo o que será ofertado. Além das palestras que serão ministradas nos auditórios Beija-flor e Jaburu, teremos também a realização de minicursos e rodas de conversas que irão acontecer em todos os pavilhões da feira. “Nós da Seagro e os nossos parceiros buscamos elaborar uma programação que pudesse atender aos mais diversos interesses, assim ninguém fica de fora”, ressalta Lecine.

Auditório Beija-flor e Jaburu
A programação de palestras da 22ª edição da Agrotins, contará com diversos temas que serão apresentados nos auditórios principais.  Serão ofertas palestras sobre planejamento e gestão de fazendas sustentáveis e lucrativas, mercado de trabalho e Empreendedorismo na Engenharia Civil tocantinense, economia circular no contexto do agronegócio, a força do cooperativismo para integrar, intensificar e preservar, compliance ambiental e o dano ambiental como causa de extinção do contrato agrário, boas práticas agrícolas no uso de agrotóxicos, entre outros.

Presença dos ex-ministros
Com o intuito de contribuir com a realização da 22ª da Agrotins a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/SESCOOP-TO), em parceira com a Seagro ofertará aos visitantes duas palestras magnas, com os renomados Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues, precursores do cooperativismo e agronegócio mundial. O ex-ministro, Roberto Rodrigues, falará sobre o tema: A força do cooperativismo para integrar, intensificar e preservar, no dia 12 de maio, às 10h no auditório Beija-flor.
No dia 13 de maio, às 10h, também no auditório Beija-flor, será realizada a palestra “O presente e o futuro do agronegócio”, com o ex-ministro, Alysson Paolinelli. Durante o evento serão realizadas palestras e minicursos em diversos seguimentos da agricultura nos auditórios Jaburu e Beija-flor para o público que estiver visitando a feira nos quatro dias de evento.  A programação de palestra terão temas voltados para o agronegócio, agro business, agricultura familiar, agricultura sustentável entre outros.

Agrotins
A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. 
A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.

Noticias