Agrotins 2021 incentiva regulamento ao Selo Arte para comercialização de produtos artesanais

Na tarde desta sexta-feira, 18, a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2021) 100% Digital, em roda de conversa virtual, promove encontro para incentivar os produtores para a regulamentação do Selo Arte, visando abrir espaço para comercialização de produtos artesanais, de origem animal, em todo país.  A Agrotins 2021 100% Digital encerra nesta sexta-feira, 18, pela plataforma www.agrotins.to.gov.br. Os conteúdos ficarão disponíveis para acesso, até 30 dias, após o término do evento.

Na roda de conversa participaram, a gerente de Fomento à Agroindústria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Verônica França, o gerente de Inspeção Animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Antônio Caminha, e proprietária da fábrica de linguiças artesanais do município de Miracema do Tocantins, Maria Beatriz de Araújo Passos.

A gerente Verônica França explicou que, na prática a regulamentação deste selo é para produtos artesanais de receitas tradicionais, com mão de obra familiar e características culturais e regionais. “Sendo uma garantia melhor do produto, alimentos que realmente favoreça a saúde, melhoria da qualidade de vida, oferecendo segurança alimentar”, disse.

O gerente de Inspeção da Adapec, Antônio José Caminha, ressaltou que o Selo Arte proporcionará aos produtores tocantinenses, que tenham produtos únicos com características regionais, a possibilidade de venderem estes produtos para todo o país. “Temos uma cultura forte com produtos regionais que são fabricados aqui e que poderão agora ganhar novos mercados, permitindo aos pequenos produtores artesanais agregar mais valor ao produtor, gerar mais renda, ampliação dos negócios, e consequentemente, fomentar a economia no Tocantins”, destacou.

Selo artesanal

A proprietária da fábrica de linguiça artesanal, Maria Beatriz foi a primeira a receber o Selo no Tocantins. “Fico muito feliz por ter sido a primeira agro empreendedora a receber este selo. Atualmente nós produzimos oito tipos de linguiças de sabores diferenciados, entre recheadas, frango, carne bovina, entre outras. Hoje já estamos com produtos sendo comercializado em Eduardo Magalhães, na Bahia”.

O selo foi editado pela Adapec, em uma Instrução Normativa nº 07/2021, que possibilita que produtos cárneos recebam o selo artesanal. Este serviço visa atender os produtores que estão na informalidade e que não possuem nenhum tipo de selo de inspeção. A Agência já estava concedendo o selo artesanal para produtos lácteos.

Os interessados em aderirem ao selo Arte, poderão procurar a gerência de inspeção animal da Adapec para solicitar a concessão do selo. Mais informações pelo site da Agência www.adapec.to.gov.br ou pelos telefones 3218-2137 ou 2138.