Agrotins 2021 - Ruraltins apresenta inovações e tecnologias voltadas à produtividade no campo


Com o objetivo de trazer novas tecnologias aos produtores rurais, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) preparou conteúdos diversificados para a participação na Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021, que ocorre de 15 a 18 de junho, de maneira 100% digital.

Nesta edição as equipes do órgão apresentam grandes oportunidades ao homem do campo, especialmente aos agricultores familiares, público alvo do atendimento da extensão rural tocantinense. Para a agropecuária, o órgão traz o cultivo de arroz Terras Altas BRS A501 CL consorciado a forrageira, pelo sistema barreirão plus, uma tecnologia de recuperação e renovação de pastagens em consórcio com culturas anuais.

A mandiocultura, grande aliada na geração de renda e segurança alimentar, também será destaque neste ano. O produtor interessado vai ter a oportunidade de conhecer todo o processo de cultivo dessa cadeia, bem como as técnicas de manejo e pesquisas voltadas para manivas livres de pragas e doenças.

Na fruticultura, os cultivos de pitayas e citros também serão apresentados na Agrotins. Com o mercado em expansão, a pitaya, também conhecida como fruta-dragão, já é cultivada no Estado. Nesse material, a experiência do produtor João Gontijo  mostra como minimizar a incidência do sol sobre as plantas, e também a tecnologia de enxertia para fazer novas variedades das frutas.

Já no cultivo de laranja, limão e mexerica, desenvolvido no projeto Manuel Alves, em Dianópolis, o produtor Jocimar Dias Sirqueira conta como a produção desses citros tem sido uma boa alternativa de renda, e a parceria com o Ruraltins tem proporcionado maior troca de informações para elevar a sua produtividade.

A diversidade produtiva também estará presente na Agrotins 2021. No norte do Tocantins, a Fazenda Ipê Roxo, próximo a Luzinópolis, é considerada modelo de produção alternativa. Em uma área de 20 hectares, muito bem aproveitados, o casal de engenheiros agrônomos Anita e Otávio Gutierrez, traz a produção de cacau, pimenta do reino e o café, utilizando sistema de irrigação automática.

Os casos de sucesso da assistência técnica nas áreas da piscicultura, agroindústria de polpas de fruta, cultivo de capiaçu para suplementação alimentar animal, além de dicas técnicas e políticas públicas voltadas para a produção agroecológica vão estar à disposição na plataforma da feira:  https://agrotins.to.gov.br/

“O Ruraltins participa da Agrotins 2021 100% Digital, juntamente com as instituições parceiras, para mostrar as ações do Governo do Estado que vêm fortalecendo o agricultor familiar, além de discutir propostas de assistência técnica e extensão rural que promovam o crescimento do setor rural. O corpo técnico do órgão contribuirá ainda, desde o primeiro dia da programação, com palestras, boas práticas produtivas e debates sobre os serviços prestados no Tocantins”, disse o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda. 

Agrotins 2021

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a feira deste ano pretende deixar o produtor rural mais conectado e apresentar maneiras inovadoras de gestão, planejamento, monitoramento e controle de produção.

A última edição da Agrotins, em 2020, capacitou 5 mil pessoas e registrou mais de 470 mil visualizações na plataforma do evento na internet provenientes de 62 países.

A Agrotins é realizada anualmente pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros, e conta com uma programação diversificada com palestras, workshops, seminários e conteúdos fundamentais para o mundo do agronegócio. Além disso, há também exposição de maquinários, veículos, produtos e serviços.

Noticias