Notícias

Produtores participam de palestra sobre qualidade genética da mandioca na Agrotins 2017

12/05/2017 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Produtores que estiveram Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) na tarde nesta quinta-feira,12, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre técnicas de aprimoramento na produção de mandioca. Na ocasião foram distribuídas manivas (sementes) de 20 variedades de mandioca industrial e de mesa produzidas pelo projeto Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária).

As manivas distribuídas para 500 produtores são frutos do projeto de sementes de mandioca de qualidade genética que  é desenvolvido em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Cooapa).

O produtor José Wolney Osvald ao receber as sementes de qualidade genética manisfestou interesse em multiplicar a plantação de mandioca na sua propriedade, no projeto São João, município de Palmas. “Eu já planto mandioca de mesa e vendo cerca de 150 caixas por mês,  mas estou levando as manivas de mandioca industrial para começar a produzir a farinha e conseguir mais uma renda extra”, planejou.

O produtor José Raimundo Martins, morador no projeto de assentamento Taunay, município de Sandolândia, pretende também expandir a produção de mandioca com variedade mais produtiva almejando o projeto futuro de uma casa de farinha no assentamento. “Estamos querendo construir uma casa de farinha, portanto estou levando estas novas variedades mais produtivas almejando o projeto futuro da casa de farinha”, destacou.

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Luan Dacin, a intenção da Secretaria é justamente isso, incentivar a produtores aos produtores. “E ao mesmo tempo, eles mesmos tornarem multiplicadores destas sementes para outros produtores”, destacou.

Compartilhe esta notícia