Início

Melhoramento genético de rebanhos é destaque no Portal da Pecuária da Agrotins

Novidades em melhoria genética serão mostradas com a realização da Feira da Reprodução, que será destaque no Portal da Pecuária da 12ª Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária. A Agrotins, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, apresentará diversas tecnologias voltadas para melhoria genética da reprodução de bovinos, caprinos, equinos e ovinos, segundo informou o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Claudio Sayão Lobato.

“O Portal da Pecuária e as demais atividades da Agrotins, voltadas para o setor, são importantes porque apresentam tecnologias e demonstram novidades, que produtores e técnicos utilizam nas propriedades”, avaliou Claudio Sayão. Segundo ele, em todos os anos da Agrotins houve forte participação de ações voltadas para o desenvolvimento dos rebanhos no Tocantins, sobretudo o bovino que é o principal do Estado.

Durante a Agrotins 2012, haverá o I Encontro de Confinadores, a 2ª Feira de Reprodução Animal, o Encontro de Bovinocultura de Leite, o Encontro da Bovinocultura de Corte, o Julgamento de Rebanhos (bovinos, caprinos e ovinos), as Provas Equestres e o Feirão de Reprodução. Além dessas atividades, haverá ainda clínicas tecnológicas e palestras voltadas para o desenvolvimento da bovinocultura e equinocultura.

Outra novidade para este ano no Portal da Pecuária, é o agrupamento de todos os estandes de empresas relacionadas com a pecuária. O intuito é reunir fornecedores e prestadores de serviços, que antes ficavam espalhados por diversas localidades da Feira, no Portal da Pecuária. Isto irá facilitar o encontro dos pecuaristas.

Rebanho bovino

A pecuária é um dos pilares da economia do Tocantins. Segundo dados da coordenadoria de Desenvolvimento Animal da Seagro, atualmente o Estado possui um rebanho superior a sete milhões de cabeças de gado para corte. Assim, é o terceiro maior rebanho da Região Norte no País, atrás do Pará e Rondônia. A carne bovina do Tocantins é exportada para mais de 100 países. A criação de gado leiteiro também tem apresentado crescimento acentuado nos últimos anos.