Agrotins 2009

Mesmo com o pessimismo dos mercados, influenciados pela crise econômica mundial vivenciada nos últimos meses, o dinamismo do agronegócio não para. Os empresários rurais continuam investindo e apostam em tecnologias para aumentar os rendimentos. O resultado da Agrotins 2009, maior feira de tecnologia agropecuária da Amazônia brasileira é exemplo disso. Em entrevista coletiva, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium divulgou na manhã desta quarta, 13, o balanço geral do evento.

Durante o encontro, Sahium destacou o papel do Tocantins em elaborar políticas públicas que reflitam a preocupação ambiental. "Os temas da Agrotins não são criados por acaso, eles nascem com a proposta de disseminar conhecimento ao homem do campo. E é nessa pedagogia que reforçamos a importância de se produzir com sustentabilidade", informa.

Balanço

No período de 05 a 09 de maio, cerca de 42 mil pessoas visitaram a feira nesse intervalo, contribuindo para a movimentação de R$58 milhões em volume de negócios, ultrapassando em mais de 30% o montante total da edição passada. No repasse de informações, foram realizadas 750 atividades entre elas palestras, clínicas tecnológicas, dinâmicas e dias de campo. Ao todo, mais de quatro mil pessoas receberam orientações que envolveram a produção orgânica.

O setor de sementes agrícolas é outra área que gerou resultado positivo. A Pioneer, empresa do ramo de sementes de soja e milho fez bons negócios. “Este ano ultrapassamos as vendas em 30%, em relação a 2008. “Há oito anos estamos participando da Agrotins, mas este ano foi o melhor de todos”, enfatizou. O vendedor Leandro Pereira, da Agromoto (especializada em vendas de quites para irrigação) ficou satisfeito com os contatos realizados durante o período da Agrotins. “Como em todos os anos, nós divulgamos o nosso produto, mas o resultado maior é após a feira, pois com a grande quantidade de visitantes em nosso estande, permite-nos acreditar que faremos “boas vendas”, reforça.

Anunciando o tema para a edição de 2010: Manejo e Uso Sustentável da Água e do Solo na Agricultura e na Pecuária, o secretário de Agricultura explicou que os dados são um atrativo à parte da feira. “O maior resultado da Agrotins foi contribuir na promoção do desenvolvimento ambiental, social e econômico do meio rural e o tema de 2009 cumpriu com esse objetivo. “A produção orgânica e os sistemas agroflorestais despertaram o interesse de quem passou pela feira. As alternativas sustentáveis apresentadas nesses cinco dias de evento, com certeza, vão mudar a realidade da produção tocantinense”, explica.

Arquivo(s)