Agrotins 2001

Com o objetivo de fomentar o agronegócio no Tocantins e proporcionar a transferência de tecnologia aos produtores rurais, técnicos e extensionistas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Secretaria da Indústria e Comércio, promoveu a primeira edição da Feira de Tecnologia Agropecuária, de 05 a 07 de abril de 2001.

O evento foi realizado na Fazenda Dom Augusto, localizada a 45 km de Palmas, no município de Porto Nacional, reunindo cerca de 10 mil visitantes. Entre vendas diretas e financiamentos, os 88 expositores negociaram mais de R$ 7 milhões no decorrer do evento. Em uma grande feira viva, o público pode conhecer 20 hectares de culturas anuais, silvicultura, fruticultura e a introdução de flores tropicais. As atividades de preparo do solo e plantio iniciaram em agosto do ano anterior, obedecendo ao ciclo de cada cultura. Uma das atrações da feira foi a vitrine vegetal elaborada pela Embrapa em formato de girassol, com pétalas formadas por milho, algodão, sorgo, soja, cana de açúcar, entre outros.

Também foram montadas unidades demonstrativas animais, exposição de máquinas e implementos agrícolas, além de stands com produtos e serviços voltados ao setor agropecuário. Paralelamente foram realizados o I Fórum de Agrobusiness, o II Encontro Estadual de Associativismo, que teve a presença de mais de 600 produtores rurais, e o III Encontro Estadual de Comitês Municipais de Defesa Agropecuária.

Arquivo(s)